Quanto vale
Audição – Resultado da percepção de flutuações periódicas da pressão em um meio (normalmente o ar).
Vibrações Sonoras – Propagam-se como ondas na pressão atmosférica; convertidas em sinais elétricos por de transdutores. Transdutores – elétrico para acústico – alto-falantes: Transdutores – acústico para elétrico – microfones.
As vibrações sonoras possuem potência proporcional ao quadrado da amplitude das vibrações. A sua forma mais simples é a onda senoidal.
FATO MATEMÁTICO IMPORTANTE: Formas complexas de vibração sonora podem ser sintetizadas como combinação de ondas senoidais (em geral).
Representação analógica do som – propagada como sinais elétricos; armazenada como sinais magnéticos; sujeita à contaminação por ruídos em todas as transformações.
Parâmetros perceptuais do som: - Intensidade (dB) – Percepção da amplitude e da energia (propriedade de fraco e forte). – Percepção do ouvido é logarítmica em relação à potência. - Altura (Hz) – Percepção da frequência fundamental (propriedade de grave (Altura menor) ou agudo (Altura maior)). H->altura - Fase – Normalmente imperceptível. (útil em codificação de dados e vídeo). - Timbre – Percepção da complexidade (reconhecer a origem do som). – Afetada pela maneira de como o sinal pode ser decomposto em sinais periódicos elementares (domínio da frequência). – Afetada pela forma de como a amplitude do sinal varia com o tempo (domínio do tempo).
Representação Digital do Som Amostras de som – unidades mínimas; Amostras de áudio – sequencia de amostras de som; Sistemas digitais de som – computador, telefonia digital, CD, etc.
Processo de Digitalização do Som Filtragem – limitação da faixa de frequências; Amostragem – conversão do sinal analógico em sequencias de pulsos; Quantização – conversão dos pulsos em números