qualquer
Introdução:
Este relatório abordará assuntos tratados em aula , no dia 13 de maio de 2014, pelo professor Marcelo Prata Vidal. O presente relatório aborda sobre a destilação simples, método para separação de líquidos, bem como sobre o procedimento experimental realizado e os seus respectivos resultados.
Fundamentação teórica
A destilação é um dos métodos mais utilizados para a separação de líquidos, por ser bastante simples e por apresentar grande qualidade na separação. Está pode ocorrer na forma simples e na fracionada.
A destilação simples pode ser usada para separar líquidos de outras substâncias, sejam elas sólidas ou líquidas, desde que tenham pontos de ebulição diferentes. Este método acontece da seguinte forma: basta aquecer a mistura até uma temperatura acima do ponto de ebulição da mais volátil, está irá entrar em ebulição e passará ao estado de vapor, que após ser resfriado voltará ao estado líquido.
E a destilação fracionada é usada para separar substâncias com ponto de ebulição próximos, a mistura deve ser aquecida ligeiramente acima da substância de maior ponto de ebulição, onde uma coluna de fracionamento deve favorecer logo na entrada a condensação dessa substância fazendo com que esta retorne ao recipiente de origem, e a substância de menor ponto de ebulição seguirá ao condensador.
Procedimento experimental
Obs.: Copia do que esta na
Resultados ou observações
Na primeira parte do experimento foi possível perceber que após a solução de NaCl (Cloreto de sódio) ferver o vapor que se formou foi condensado e voltou a forma líquida, a outra substância NaCl, já na forma sólida, permaneceu no fundo do balão, realizando assim a separação.
Na segunda parte foi separado em dois tubos de ensaio. Em cada tubo foi acrescentado cerca de 1 mL de AgNO3 (Nitrato de Prata). Sendo que no primeiro estava a solução de NaCl no segundo estava o destilado. No segundo nada aconteceu, enquanto no primeiro observou-se um