Qualidadedevida
A Base para a Excelência Organizacional
Marcus Vinicius Rodrigues
marcus@caso.com.br
O paradigma organizacional construído no contexto do pós-guerra, onde desenvolveram-se as grandes corporações, onde tudo que se produzia encontrava um mercado consumidor carente, passivo e não exigente, onde os gerentes precisavam ser apenas chefes ou fiscais, começou a ser questionado, no ocidente de forma mais intensa e sistematizada a partir da crise energética dos anos 70.
As mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas desde então tornaram o antigo paradigma organizacional insustentável. Hoje vivemos um contexto não imaginado à 10 ou 20 anos atrás. Procedimentos, técnicas ou temas que eram vitais para o meio organizacional passaram em pouco tempo a serem apenas referências históricas.
A grande preocupação com a produtividade organizacional, cedeu lugar aos métodos , técnicas e ferramentas para a melhoria da qualidade, e atualmente este espaço, principalmente nas organizações de padrão mundial, esta sendo substituído pela busca da excelência, algo que não persegue apenas a eficiência ou eficácia, mais sim busca a efetividade.
[pic]
Os tempos mudaram, o mercado consumidor , o cliente, e as organizações possuem hoje expectativas e necessidades diferentes, e as alteram com uma velocidade fantástica. Idéias ou procedimentos vitais para o sucesso de um empreendimento, definidos em um passado recente, dificilmente se adaptam hoje a nova realidade organizacional e de mercado.
Na busca de uma adaptação aos novos tempos, muitas organizações têm procurado os avanços tecnológicos priorizando a utilização de equipamentos e técnicas produtivas e/ou gerenciais padronizadas, como meio para atingirem o sucesso. Algumas insistem em importar técnicas gerências e administrativas de outras realidades, e