cinto de segurança
1
Eng. Agrônomo Agostinho Guerreiro
Presidente
18/9/2009 15:38:10
Ao implantarmos o Crea-RJ Livre do Tabaco, queremos sobretudo que os nossos funcionários adquiram um estilo de vida mais saudável. Claro, longe do cigarro. Por outro lado, o Programa busca adequar a instituição aos parâmetros das leis sobre o assunto, inclusive da nova Lei Estadual, que proíbe o fumo em ambientes públicos e privados de uso coletivo. Contudo, a meta principal é incentivar os colaboradores – por meio de um trabalho de informação e conscientização – a abandonar o vício. Para isso, o Programa contará com a ajuda de profissionais capacitados para esclarecer dúvidas e mostrar a importância de interromper o hábito de fumar.
ão cada vez mais conhecidos os gravíssimos danos à saúde causados pelo hábito de fumar. No Brasil, as estatísticas apontam que o consumo do tabaco é responsável por mais de 200 mil mortes por ano, além de dezenas de milhares de doenças e sequelas decorrentes do mesmo. Pensando nessa realidade e com o intuito de colaborar para transformá-la, foi criado o Programa
Crea-RJ Livre do Tabaco. O objetivo primordial é informar e conscientizar a todos os funcionários do Conselho sobre os males provocados pelo tabagismo, que também atingem bastante os chamados fumantes passivos.
S
APRESENTAÇÃO
cartilha.indd Sec1:2-Sec1:3
2
Oferecer gratuitamente medicamentos, incluindo antidepressivos e terapia de substituição da nicotina (TSN), prescritos por profissional responsável pelo acompanhamento do programa.
Oferecer acompanhamento profissional, com experiência em dependência química individual e/ou em grupo.
Integrar a assistência para parar de fumar aos outros programas de saúde, bem-estar e qualidade de vida do Crea-RJ.
1
2
3
O Programa tem por objetivo promover iniciativas visando ao abandono do tabagismo. As três iniciativas principais do programa são:
PROGRAMA CREA-RJ LIVRE DO TABACO
3