Cinto de Segurança
Auto Escola Andorinha
TRABALHO DE CONCLUSÕ DE CURSO
Tema: Legislação de transito
Conscientizar o aluno da importância do uso do cinto de segurança
Guarulhos, 2015
A Educação deve criar condições para que o aluno construa seu conhecimento, crie, questione e exerça suas potencialidades e sua competência natural para a convivência colaborativa, levando em conta cultura, sentimentos e valores.
Sumário
1. Plano de Aula.
Tema
Legislação de Trânsito
Cronograma
03 minutos para apresentação pessoal
15 minutos para o desenvolvimento e desfecho da matéria
02 para avalição
Objetivo
Conscientizar o aluno a importância do uso de cinto de segurança
Conteúdo
- Contexto Histórico
- O cinto de segurança no Código de Trânsito Brasileiro
- Tipos de cinto de segurança
- Efetividade
Desenvolvimento
Aula expositiva
Avaliação
Oral e escrita
2. Contexto Histórico
Desde que virou lei em 23 de Setembro de 1997 o cinto de segurança passou a ser de uso obrigatório para motoristas e passageiros de veículos automotores e desde então tem a finalidade de proteger os ocupantes de um veículo em caso de acidente.
O cinto de segurança tem origens simples. O inventor George Cayley criou e projetou o primeiro cinto de segurança no final do século 19. O primeiro uso do cinto de segurança de Cayley ocorreu em viagens aéreas, mas não foi usado regularmente em aviões até a década de 1930. Nos Estados Unidos, Edward J. Claghorn foi a primeira a receber patente para o cinto de segurança, em 10 de fevereiro de 1885. Porém, os cintos de segurança seriam instalados em automóveis somente a partir da década de 1920. Muitos profissionais da área médica começaram a usar e defender o uso de cintos de segurança em veículos motorizados, o que deu início a uma série de acontecimentos que levariam ao uso do cinto de segurança comum.
Nils Bohlin, engenheiro sueco foi