Qualidade total
Qualidade Total
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
A competitividade e o desempenho das organizações são afetados negativamente em termos de qualidade e produtividade por uma série de motivos, dentre eles destacam-se: * Deficiências na capacitação dos recursos humanos; * Modelos gerenciais ultrapassados, que não geram motivação; * Tomada de decisões que não são sustentadas adequadamente por fatos e dados; * Posturas e atitudes que não induzem à melhoria contínua.
História e Surgimento
* Surgimento: por volta de 1950 * Principais autores:
- William Edwards Deming
- Joseph Moses Juran
-Armand Feigenbaum * O nascimento da qualidade total nos Estados Unidos foi uma resposta direta a uma revolução de qualidade no Japão após a II Guerra Mundial, como os principais fabricantes japoneses convertidos de produção de bens militares para uso interno à produção de bens civis para o comércio.
A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos (Crosby, 1998). Se por um lado facilita a conquista de mercado e a qualidade em todos os processos que envolvem a produção, a venda e a pós-venda, por outro, requer um minucioso e criterioso cuidado com a implantação e administração que exige da organização um total envolvimento com as normas. Princípios
* Foco