qualidade total
A gestão da qualidade total e conhecida como TQM e também citada como CQT ou TQC foi desenvolvida pelos autores Crosby, Deming, Feidenbaum, Ishikawa e Juran por vota da década de 19950 e 1980. A gestão da qualidade total consiste em uma estratégia de administração orientada a criar a conseqüência de qualidade em todos os processos organizacionais. O objetivo e a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. A qualidade total e composta de estagio tais como: planejamento, organização controle, liderança. Tanto qualidade quanto manutenção são qualificada de total porque cada empregado que participa e diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa. Então a comunicação organizacional toma-se uma peça chave da estrutura da empresa.
Antes do sec. xx o gerenciamento da qualidade se baseava em dois princípios, inspeção dos produtos pelo consumidor e a confiança que era depositada no artesão.com a revolução industrial o gerenciamento da qualidade passou a ser supervisionado conforme a administração cientifica de Taylor.
Com a evolução do tempo a gestão da qualidade também evoluiu e o resultado obtido no controle da qualidade incentivados pela ética do trabalho japonês, chega-se ao modelo de gerenciamento da qualidade total.
Sendo assim, no inicio da década de 80, o mundo voltava atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, que antes tinham seus produtos conhecidos pela ma qualidade e pelos preços baixos e que a partir dessa década chagavam com excelente qualidade e preços, relativamente, baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir ama ameaça para as economias de outros países.
Para as principais e maiores empresas norte-americanas e européias, não reservam muitas alternativas, exceto a da identificação das razoes para o sucesso competitivo japonês e sua