roma
01. A construção da narrativa histórica é feita não só por meio de consulta a acervos oficiais, mas também por depoimentos e interpretações do significado da cultura produzida na sociedade humana. Nesse sentido, na Grécia, escrevendo suas narrativas sobre a época, Heródoto:
0-0) enfatizou o heroísmo dos atenienses, destacando o valor da pesquisa como base para o rigor científico, à semelhança de historiadores positivistas.
1-1) seguiu o modelo de análise estruturado, relacionando causas e consequências, como nos relatos de Tucídides sobre a Guerra do
Peloponeso.
2-2) preocupou-se em ressaltar o valor da memória na vida dos povos estudados pela História, para evitar o esquecimento dos seus feitos.
3-3) afirmou a existência de uma superioridade racial dos gregos, fortalecendo o etnocentrismo comum na Antiguidade europeia.
4-4) aproveitou suas viagens para colher depoimentos importantes e escrever suas narrativas, preocupado em focalizar os costumes dos povos.
Resposta: FFVFV
Justificativa:
0-0) Falsa. Heródoto não tinha uma concepção de ciência como nos dias atuais; seu texto consagra alguns aspectos da mitologia.
1-1) Falsa. Tucídides sucedeu Heródoto e fez um trabalho minucioso sobre a Guerra do
Peloponeso, sendo diferente das análises de
Heródoto.
2-2) Verdadeira. Heródoto ressalta o valor da memória logo no início do seu texto, como recurso importante para evitar o esquecimento.
3-3) Falsa. Heródoto teve preocupação também em destacar os feitos e as diferenças culturais de outros povos, sem, contudo, fazer exaltação do etnocentrismo. 4-4) Verdadeira. Heródoto foi um grande viajante que procurou explorar a cultura do seu tempo e afirmá-la em seus relatos.
02. A grandiosidade do Império Romano criava muitos problemas administrativos e conflitos de poder, dificultando a ação dos seus governantes. Na arte, os romanos seguiram soluções práticas para facilitar sua vida urbana. A arquitetura romana, por