Qualidade no atendimento das organizações
ISSN 1984-9354
A ABORDAGEM DA GESTÃO POR
COMPETÊNCIA PARA ALOCAÇÃO DE
PESSOAL EM ORGANIZAÇÕES
PÚBLICAS
Fernando de Oliveira Vieira
(UFF)
Dyuliana Maria Garcia Soares Machado
(UFF)
Resumo
Este artigo tem o objetivo de levantar o tratamento da gestão por competência nas organizações públicas. O argumento inicial do artigo está apoiado na análise da reforma administrativa no serviço público brasileiro, da década de 1990, e suaa tendência à aceitação de novas experiências em gestão de recursos, em particular, a abordagem da gestão por competências. A construção argumentativa foi baseada na análise descritiva e exploratória de como a abordagem das competências pode ser implantada no serviço público, especialmente para a alocação de pessoal. Observou-se que não se trata de transportar esse modelo, que teve sua origem nas organizações privadas, para as organizações públicas. Há peculiaridades que precisam de ser consideradas, para que ocorra uma implantação eficiente desta abordagem, de forma que se consiga alinhar as competências do ser humano com as estratégias da organização.
Palavras-chaves: gestão por competência, alocação de pessoal, organizações públicas
VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011
1. INTRODUÇÃO
Um tema que tem gerado bastantes pesquisas e estudo, nos últimos anos, é o das diversas experiências de reforma e contrarreforma na administração pública brasileira.
Especialmente a partir da década de 1990, a gestão de trabalho na administração pública ganhou um novo ritmo, ocasionado principalmente por mudanças tecnológicas, que vêm transformando os processos de trabalho e comunicação.
De modo geral, o novo ritmo de trabalho na administração pública, durante a década de 1990, foi traduzido por reformas que visavam a capacitar, gerencialmente, os governos, na implementação de políticas públicas e na prestação de serviços.
Tais reformas foram
inspiradas