Qualidade meg
Para uma empresa ou organização obter sucesso, precisa buscar e desenvolver inovações constantemente. As ferramentas de Gestão são fundamentais na busca destas inovações. O presente estudo utiliza o MEG (Modelo de Excelência de Gestão), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
Empresa: Suspensys Sistemas Automotivos Ltda., líder no segmento de sistemas de suspensões e componentes para montadoras de caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
A Suspensys se preocupa em estabelecer uma sólida base de excelência, pois seus produtos são itens de segurança. Em 2004 adotou o Modelo de Excelência de Gestão e consolidou, ainda mais, seu espaço no mercado automotivo.
1. LIDERANÇA
1. O estabelecimento de valores e princípios organizacionais está determinado no Sistema de Gestão Suspensys (SGS), certificado pelas normas ISO/TS 16949 (qualidade), OHSAS 18001 (segurança e saúde) e ISO 14001 (meio ambiente). 2. Os valores e diretrizes organizacionais, incluindo a política do SGS, são comunicados, divulgados e devidamente entendidos por todos os níveis da organização. 3. O controle dos atos e decisões da gestão são analisados e comunicados nas reuniões de desempenho e reuniões de conselho, a cada 6 meses, aos acionistas. 4. O exercício de liderança por parte da Direção desenvolve e prepara os líderes potencias para cargos de coordenação, gerência e direção (Programa de Sucessão de Gestores). 5. Os principais padrões de trabalho e práticas de gestão estão estruturados formalmente e se aplicam a todas as práticas de gestão, através do Sistema de Aprendizado da Suspensys. 6. A avaliação das práticas de gestão e desempenho da organização é realizada por meio de uma série de reuniões em vários níveis, como Reunião de Conselho, Reunião de