Qualidade de vida
O QUE É QUALIDADE DE VIDA NO LOCAL DE TRABALHO (EMBRATEL).
Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para obter uma vida satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se a arte de descobrir novas formas e maneiras de obter estes anseios. Como foi dito pelo diretor de RH da empresa Joaquim de Souza Correia: Acredito que atualmente salários e benefícios já não são mais fatores decisivos para a satisfação dos seus funcionários. Isto resume a busca por qualidade de vida.
É a QVT compensatória, que tão-somente prepara o trabalhador para o cumprimento de um novo ciclo de trabalho no qual ele irá defrontar-se com as mesmas condições que produziram a busca de compensação. Atividades de relaxamento, de combate ao estresse, de lazer – como, por exemplo, a prática de ioga, massagem, dança de salão – localizam-se nesse terreno.
É pertinente assinalar que tais atividades, assim como um expressivo conjunto de alternativas hoje oferecidas pelas organizações a quem nelas trabalha, são todas muito bem-vindas, representando um avanço importante nas relações empresa–empregado. O problema reside, então, no fato de essa iniciativa não vir acompanhada de ações que modifiquem positivamente institucional de compensação a realidade de trabalho, o que pauta a impostergável tarefa. Quando se encontra inteiramente circunscrita à dimensão da reposição das forças objetivas e subjetivas de quem trabalha QVT neste viés é de natureza paliativa, pois trata o desgaste do trabalhador como vela de aniversário que a gente apaga e, em seguida, ela se reacende.
Há tempos o conceito de saúde empresarial não se limita apenas a benefícios de assistência média ou odontológica. Manter uma companhia saudável vai muito além disto e fatores como clima organizacional e qualidade de vida são primordiais para manter os profissionais satisfeitos e