Sddsdff
418 palavras
2 páginas
Identidades culturais e escola: conflitos epossibilidades.As identidades culturais na escola são constantemente um fator que gera conflitos para os profissionais da educação e para os alunos, pois em nossa sociedade costumamos separar conhecimentos curriculares de conhecimentos culturais, trazendo a ideia de que o conhecimento curricular é um objeto a ser disseminado, por outro lado, o conhecimento cultural é tido quase como individual, não fossem os grupos culturais, estreitando as reações entre as culturas.
A grande causa dos conflitos relacionados a identidades culturais está no fato do saber cultural não estar inserido no campo acadêmico deforma mais abrangente. Nossa concepção de culturas e identidades culturais sugere que cada indivíduo tem sua identidade cultural, individualizando os saberes culturais.
Como em todas as áreas da atuação humana a cultura tende a gerar conflitos de poder, pois a cultura também gera educação e poder e por isso o ser humano entende que ela precisa ser disputada, desta forma a tendência das identidades culturais ou culturas opostas é de se repelirem ou competir entre si buscando saber qual seria a melhor.
Os tipos de conflitos culturais podem ser observados tanto dentro como fora da escola, a competição entre identidades culturais e culturas pelo poder e pela ciência podem desencadear até mesmo uma guerra.
Por serem vastos os conceitos de cultura, as possibilidades de utilização dela para desenvolver e adquirir saberes é ainda maior. O grande problema é que a cultura como forma de aprendizado não está inserida nas escolas, ironicamente as escolas não possuem esta cultura. Mas, não é obrigação da escola trabalhar o desenvolvimento do ser humano em todas as áreas da vida? Não seria cultura uma das áreas da vida? Então, porque a cultura não pode ser acoplada como uma das áreas do desenvolvimento humano?
Precisamos trabalhar com as possibilidades que a cultura nos impõe, pois cultura, de certa