Qualidade de vida
Muitas empresas têm dificuldades em levar seus colaboradores a fazer o Programa Qualidade de Vida nas Empresas. Mas a empresa tem que saber que Qualidade de Vida nas Empresas, não é só você praticar atividades físicas, se alimentar bem, ou fazer com que você tenha uma vida saudável. Qualidade de vida é você ter consciência que uma boa saúde lhe trará benefícios tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Muitas empresas pensam que “se a parte física do empregado está bem, o resto está certo”. Só que não é assim que as coisas funcionam, pois o que pode ser bons pra uns, pode não ser para outros.
O Programa Qualidade de Vida tem o objetivo de encorajar e apoiar as pessoas a ter os hábitos e estilos de vida que promovem a saúde e o bem-estar dos colaboradores e de sua família durante a sua vida profissional.O Programa pode ser positivo, pois além de melhorar a saúde, ele melhora o clima organizacional, a produtividade e ainda reduz os gastos com assistência médica. Mas para isso acontecer os donos das empresas tem que encoraja-los a cuidarem de sua própria saúde.
5
2. REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com Feigenbaum (1994) Qualidade de Vida no Trabalho é baseada no início de que o comprometimento com a qualidade ocorre de forma mais natural nos ambientes em que os funcionários encontram-se envolvidos nas decisões que influenciam diretamente suas atuações.
De acordo com Vieira e Hanashiro (1990) (apud FONSECA, 2001, p. 45), a Qualidade de Vida no Trabalho é ampla e possível, está direcionada à melhoria das condições de trabalho. Considera as variáveis comportamentais, ambientais e organizacionais em conjunto com as políticas de recursos humanos. Busca humanizar o trabalho, obtendo resultados satisfatórios para o trabalhador e a organização. Procura, segundo os autores, “... suavizar o conflito existente entre capital e trabalho”.
De acordo com Werther e Davis (1983) relatam que a qualidade de vida no trabalho são os esforços