Qualidade de vida
No mundo actual, as empresas buscam cada vez mais melhorar o relacionamento com seus colaboradores e os níveis de satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho, devido à grande necessidade de atrair e manter bons funcionários, pois quando os mesmos estão satisfeitos têm a capacidade de fornecer à empresa alguns benefícios como a redução de custos, aumento de produtividade e qualidade do produto, a diminuição do absentismo, maior satisfação dos colaboradores, melhoria na comunicação e imagem da empresa no mercado. Para os trabalhadores pode-se mencionar benefícios como: motivação, alegria, disposição e energia, comprometimento, segurança, admiração e orgulho, desenvolvimento pessoal, profissional e social.
DE VIDA NO TRABALHO SEGUNDO ALGUNS AUTORES
Temos a definição de qualidade de vida no trabalho, segundo alguns autores, onde os mesmos têm uma opinião não muito diferente de outras.
De acordo com Limongi-França e Rodrigues (2002 p.156):
Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente das condições de vida do trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde e segurança física, mental e social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. A origem do conceito está ligada às condições humanas e a ética do trabalho, que compreende desde exposição a riscos ocupacionais observáveis no ambiente físico, padrões de relação entre trabalho contratado e a retribuição a esse esforço com suas implicações éticas e ideológicas.
A empresa pode proporcionar aos colaboradores formas de adequação à área tecnológica, por meio do treinamentos, dinámicas grupais, cursos de formação, despertar habilidades para o trabalhador poder desenvolver suas atividades, colocar em prática acções de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e satisfatório, oferecendo no local de trabalho, material para limpeza e higiene, material de segurança, lanche, entre outros.
Segundo Chiavenato:
A qualidade de vida no