Ciencia politica
Aproximação ao conceito de Política.
Todos nos temos uma noção mais ou menos clara do que quer dizer política, porque vivemos em sociedade e a nossa experiencia regista inúmeros factos e situações que toda a gente considera terem natureza política.
Política É uma actividade ligada ao poder e que tem a ver com o mando. Visa aquilo que diz respeito ao Governo e ao Estado, por oposição às outras formas de vida social. É uma actividade humana de carácter competitivo cujo objectivo é a luta e o exercício pelo poder.
Obs. A expressão “Política” é introduzida no mundo por Aristóteles.
O objecto da política é o Poder político.
Poder político – Capacidade de comandar com efeitos vasculantes, de legislar normas válidas no território, em que todos são obrigados a cumpri-la (universalidade), de ter a capacidade de julgar e usar a força para fazer valer os seus intentos (exclusividade) e de pegar nos recursos do território e distribui-los segundo o seu critério (inclusividade).
Obs. O monopólio do poder político é exclusividade do Estado, e é detido pelo Governo em exercício no país.
Características intrínsecas do poder político
O que diferencia o poder político de outros poderes são as seguintes características: Universalidade – Capacidade de criar uma lei que todo mundo é obrigado a cumpri-la. Exclusividade – O monopólio da força e a capacidade de julgar. Inclusividade – A capacidade de distribuir as riquezas segundo o seu critério e tomar decisões que afectem os destinos da nação.
Essas características são únicas e exclusivas do poder político, o que faz dele o poder supremo, acima de quaisquer outros poderes.
Acção política – Todas aquelas acções que concorram para influenciar a manutenção ou a aquisição e tomada do poder político.
Fenómenos políticos – Os resultados da acção política.
A POLÍTICA COMO RELAÇÃO AMIGO INIMIGO
Segundo