Qualidade de vida
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FISICA
A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NA MUSCULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVIDUOS NO SEU COTIDIANO
CLOUDI GOVEA FERREIRA
LETICIA
LUCAS
GUAIBA, JUNHO DE 2012. OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da flexibilidade na musculação e para a saúde na qualidade de vida dos indivíduos no seu cotidiano.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Verificar a importância da flexibilidade na musculação e na saúde para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos;
Analisar a relação entre qualidade de vida e saúde, tendo como a flexibilidade para o desenvolvimento muscular e coordenação motora.
Investigar .....
Introdução
A musculação aumenta a flexibilidade dos sedentários e idosos, a diminuição de flexibilidade somente pode ser atribuída ao destreinamento, sendo assim não existem encurtamento nem hipertonia de repouso induzida pelo treinamento e exercícios que possam diminuir a flexibilidade, apenas a falta de exercícios em alongar alguns músculos.
Não se justifica incluir alongamento em uma sessão de musculação pelo receio de perder flexibilidade. Para aumentar essa qualidade de aptidão, além dos níveis induzidos pela própria musculação, será necessário treinamento específico que, no entanto, deve ser realizado logo após o treino com pesos, para evitar contraturas e distensões. Para efeito de aptidão para o trabalho e para a vida diária, os graus de flexibilidade promovidos pela musculação são mais do que suficientes
CONCEITO DE FLEXIBILIDADE
A flexibilidade é um termo geral que inclui a amplitude de movimento de uma articulação simples e múltipla e a habilidade para desempenhar as tarefas específicas (ROBERTS, 1999).
A Flexibilidade foi definida por Holland (1986), citado por ALTER (1988, p. 3) como a qualidade física responsável pela “...amplitude de movimento disponível em uma articulação ou conjunto de articulações.”. Esta definição poderia ser complementada e enunciada como: “Qualidade física