Sinais e sintomas ( medicina)
GERAL
DOR
Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tissular potencial ou real ou mesmo a nenhuma lesão, embora ainda assim descrita com termos sugestivos de que dano tecidual houvesse de fato ocorrido. É essencialmente uma manifestação subjetiva, variando sua apreciação de um indivíduo para outro e até em um mesmo indivíduo, quando submetido a estímulos idênticos, porém em circunstâncias distintas. Vale ressaltar que a dor é uma condição extremamente complexa. Não se trata apenas de um tipo de sensação, mas também das reações reflexas, de aprendizado, de memorização, de respostas emocionais e comportamentais frente a uma situação dolorosa.
Classificação fisiopatológica da dor
1) Dor Nociceptiva
Deve-se à ativação dos nociceptores e à transmissão dos impulsos aí gerados pelas vias nociceptivas até as regiões do sistema nervoso central, em que tais impulsos são interpretados.
OBS:
Os nociceptores são neurônios sensoriais encontrados por todo o corpo humano capazes de enviar sinais que causam a percepção da dor por meio de axônios, que se extendem na direção do sistema nervoso periférico em resposta a um estímulo potencial ou real de dano tecidual. Seus corpos celulares estão localizados na cadeia ganglionar trigeminal (face) e na raiz ganglionar dorsal (restante do corpo humano).
Fonte: http://www.cristianolaurino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=214:a-dor-nociceptiva-e-seus-mecanismos-de-acao&catid=4:fisiologia&Itemid=14
2) Dor Neuropática
Decorre de lesão, de qualquer tipo, infligida ao sistema nervoso periférico ou central.
Esse tipo de dor é originado dentro do próprio sistema nervoso, independendo de qualquer estímulo interno ou externo.
Pode apresentar com pelo menos um dos seguintes elementos – constante, intermitente ( ambos espontâneos) e evocado.
* DOR CONSTANTE:
Trata-se de disestesia (sensação anormal,