Acupuntura
Renata Maria Brisola
RESUMO
O climatério é o nome científico que descreve a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher. O período do climatério abrange a menopausa, que ocorre com a última menstruação espontânea. Este período é caracterizado por fases, sendo elas: * Pré-menopausa (dos 35 aos 48 anos) * Perimenopausa (dos 45 aos 50 anos) * Menopausa (por volta dos 48 anos) * Pós-menopausa (dos 48 aos 65 anos)
Os sintomas climatéricos são decorrentes da baixa produção de estrogênio pelos ovários. Dependendo da mulher, os sintomas podem variar de intensidade. Nem todas as mulheres apresentam as manifestações iniciais, como as ondas de calor, mas um grande número delas apresentará os problemas de longo prazo.
Os sintomas podem ser divididos em de curto, médio e longo prazo
Sintomas de Curto Prazo: Irregularidade menstrual, Insônia, Fogachos (ondas de calor), Sono entrecortado, Sudorese, Nervosismo, Formigamento, Irritabilidade, Fadiga, Ansiedade, Cansaço, Tristeza, Cefaleia, Choro, Tontura, Depressão, Palpitação, Esquecimento, Dificuldade de concentração e Libido diminuída. Sintomas de Médio Prazo: Vagina seca, Pele seca e fina, Dor na relação sexual, Rugas, Infecção urinária, Dores articulares, Incontinência de urina aos esforços e Dores musculares.
Sintomas de Longo Prazo: Osteoporose, Cegueira, Doença cardiovascular, Doença de Alzheimer, Perda dentária.
Nos primeiros 5 anos da pós-menopausa a mulher pode perder até 5% de massa óssea por ano, perdendo, neste período até 25% de sua massa óssea, isto causa um enfraquecimento do osso, aumentando o risco de fratura com pequenos traumas.
Neste artigo será abordado o uso de Acupuntura na prevenção, tratamento e alivio destes sintomas.
A palavra Acupuntura vem do latim “Acus – agulha” e “Punctura – colocação”, é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS -