QUALIDADE DE VIDA
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA
São Miguel do Oeste
2013
1 DEFINIÇÃO
A Qualidade de Vida é utilizada para precisar as condições de vida das pessoas, e quando se fala neste assunto surgem conceitos e sonhos particulares, individuais, o que cada um gostaria de ser, de ter, o que gostaria de conquistar. Cada um tem sua história de vida, em que busca a qualidade de vida naquilo que pode estar precisando, suprir necessidades, onde pode ter passado alguma dificuldade financeira, buscando dinheiro, ter saúde por ter tido ou ter alguma doença grave, outros a busca pela fama, status, beleza, corpo perfeito, felicidade entre outras inúmeras situações.
O próprio aspecto da globalização da informação torna a ideia de qualidade de vida algo dinâmica, onde sempre estão reformulando hábitos e padrões, questionando sobre a felicidade. Fica claro que definir qualidade de vida é uma tarefa bastante complexa, surgindo diversos critérios e questionários no mundo todo, em busca de uma padronização. Levando em consideração que a qualidade de vida depende de questões distintas entre um indivíduo e outro, associadas ao tipo de vida que leva, com o tipo de vida que pode ter e com as limitações.
O questionário sobre o assunto detalha melhor, no ambiente escolar onde foi aplicado e refletem qual a dificuldade que se tem, e qual as melhores soluções, para uma qualidade de vida melhor.
O questionário foi aplicado na colégio Jesus Maria José – JMJ, de São Miguel do Oeste, para um grupo de 22 alunos do 2º ano do Ensino Médio.
2 LEVANTAMENTO E ANÁLISE
2.1 GÊNERO
Gráfico 1 – Gênero dos Alunos do Colégio Jesus Maria José
Fonte: Dados da pesquisa (2013).
Analisando o gráfico, podemos notar a superioridade numérica do gênero feminino na turma do 2º ano do Colégio Jesus Maria e José, com o total de 13 meninas e 9