a educação na constituicao de 1937
DISCURSOS DA IMPRENSA ESCRITA UBERLANDENSE NO
ESTADO NOVO (1937-1945)
Marcos Paulo de Sousa
Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos / Campus Araguari
Mestrando em Educação – Universidade Federal de Uberlândia
E-mail: sousamp04@hotmail.com
Palavras-chave: Educação. Imprensa. Estado Novo.
INTRODUÇÃO
Este trabalho, parte de uma pesquisa em andamento, objetiva apresentar algumas considerações acerca de relações entre educação, família e infância, a partir da perscrutação do estabelecimento dessas relações no discurso dos principais periódicos publicados na cidade de Uberlândia (MG) entre os anos de 1937 e 1945, quais sejam, os jornais "O Repórter", "A Tribuna" e "O Correio de Uberlândia".
Neste sentido, inicialmente (re)construiremos o contexto histórico-político do chamado Estado Novo varguista, apresentado os principais momentos que caracterizam este conturbado período da história brasileira. Em seguida, voltaremos nossos olhares para o contexto histórico-educacional, enfatizando essencialmente algumas análises teóricas sobre o período supracitado. Posteriormente, daremos foco ao contexto histórico-educacional da cidade de Uberlândia/MG, no período de 1937-1945, enfatizando as relações entre infância/juventude, família e educação estabelecidas nos discursos jornalísticos locais.
GETÚLIO VARGAS E O “ESTADO NOVO”
A realização de uma investigação dessa natureza prende-se à riqueza do contexto histórico-educacional concernente ao primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
Neste sentido, vale ressaltar que a busca por transformações no campo político foi a responsável por um período extremamente complexo na sociedade brasileira.
Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e outorgou uma nova Constituição que ampliou seus poderes. Para Thomas Skidmore, o golpe se tornou viável devido à facilidade com que Getúlio Vargas se inseria tanto em
grupos