QUALIDADE DE VIDA
Instituto UNA de Tecnologia - UNATEC
Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Campus Barro Preto
PROJETO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
GINÁSTICA LABORAL
Amanda Pires
Ana Paula Amâncio
Christianne Tavares
Danúbia Virote
Juliana Lima
Samara Amaro
Belo Horizonte 2013
Amanda Pires
Ana Paula Amâncio
Christianne Tavares
Danúbia Virote
Juliana Lima
Samara Amaro
PROJETO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
GINÁSTICA LABORAL
Trabalho Interdisciplinar apresentado à disciplina Tópicos em Recursos Humanos como requisito de avaliação parcial para a obtenção de certificado de conclusão no 2º módulo de 2013 da UNATEC/ Centro Universitário UNA.
Turma: GRH 1BN-BPB
Orientador (a):
Lizete Araújo
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
Projeto Qualidade de Vida no Trabalho – Ginástica Laboral
1. INTRODUÇÃO
Definir qualidade de vida é difícil, pois o termo tem sido utilizado de maneira aleatória e indiscriminada. O conflito está no fato de essa questão ser subjetiva, ou seja, refere-se ao indivíduo; por isso há diversos pontos de vista.
É possível resumir qualidade de vida em modo de viver bem, ou bem-estar. A satisfação na esfera biológica, referente a bem-estar físico, saúde; na esfera psicológica, que diz respeito à autorrealização, autoconhecimento; e também na esfera social, que se refere à interação, à convivência com os demais indivíduos.
É claro que, à medida que uma necessidade é satisfeita, logo surgem outras que impulsionam o ser humano a sempre buscar melhorias. É o que se chama de motivação, fator fundamental na manutenção da qualidade de vida. Como já foi citada, essa é uma questão essencialmente subjetiva, pois, o indivíduo se considerará satisfeito nesses “campos” de acordo com a realidade em que vive. E por esse motivo, uma definição plena do que é qualidade de vida torna-se complexa.
Com relação à qualidade de vida no trabalho,