Qualidade de vida
O investimento em melhoria do clima Organizacional vem se tornando um diferencial competitivo que impacta diretamente nos resultados e ganhos obtidos pela empresa. Principalmente por se tratar de algo que não precisa ser criado, pois já existe, na forma de necessidades humanas que precisam ser supridas, muito bem trabalhada pela pirâmide de Maslow (CURY, 2007).
Para Cury (2007) o ser humano quer alcançar níveis de desenvolvimentos mais altos, primeiramente é necessário que ele realize suas necessidades mais básicas, pois a realização de uma determinada necessidade, ativa e serve de estimulo a outras atividades do individuo.
Neste contexto, onde as interações sociais ocorrem entre pessoas de diferentes regiões e países, a cultura e clima organizacional são variáveis fundamentais para o bom gerenciamento das equipes no local de trabalho. As transformações e inovações das organizações no mundo contemporâneo demandam novas técnicas administrativas, nas quais são priorizadas as ações que ampliem a satisfação e o comprometimento das pessoas.
Numa organização bicentenária como o Banco do Brasil o clima organizacional influencia diretamente nos resultados da empresa, pois o corpo funcional não é formado por profissionais contratados no mercado e sim por pessoas que iniciam sua carreira no primeiro cargo (escriturário) e, por meio de qualificação dirigida e experiências diárias, alcançam os cargos de confianças. Todos atuam como multiplicadores da cultura que norteia as atitudes e os