contra o racismo
Manifesto de Lançamento do Coletivo de Negras e Negros da FENED
“Vi um pretinho, seu caderno era um fuzil”
(Racionais MC’s)
1)O movimento estudantil de Direito atuando na federação nacional de estudantes de direito do Brasil – FENED, passa por um momento de reconstrução e de reaproximação dos estudantes de direito das universidades públicas e privadas de todo o país. Um momento novo, que deixa de lado a burocracia e o aparelhamento e coloca novamente a FENED nos trilhos do movimento estudantil combativo numa defesa clara e acertada dos interesses estudantis combinados com as necessidades da classe trabalhadora. Dentro deste processo um dos destaques de luta da federação tem sido o combate às opressões em todos os seus níveis. A luta contra o machismo, a homofobia, o racismo e demais formas de exclusão, hoje são prioridades na agenda política da entidade.
2)Nas universidades, e principalmente nos cursos de direito, os estudantes de origem negra estão sempre em número reduzido. A exclusão da educação superior brasileira historicamente é social e racial. Infelizmente esse quadro não diz respeito somente à universidade, mas a todos os espaços no interior da nossa sociedade, o que nos remonta a compreender o racismo como elemento estruturante da formação do povo brasileiro e da nossa atual divisão em classes. É preciso entender esse contexto para não acharmos que o problema do racismo é individual e revanchista colocando negros x brancos. O problema do racismo é histórico, social e para ser superado precisamos fazer um corte de classe, pois fazemos a análise de que nem todo negro está do nosso lado, como nem todo branco é nosso inimigo. Os que estão com a classe dominante não podem defeder conosco a libertação do povo negro e a transformação radical da sociedade.
3)No atual momento a população pobre e negra, mesmo com algumas conquistas pontuais depois de muita luta, sofre uma discriminação intensa, uma