Qualidade de vida no trabalho
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Profª Drª Maria da Graça G. Ramos
Qualidade de Vida no Trabalho- QVT
No ambiente organizacional, fazer com que cada indivíduo sinta-se como alguém distinto e importante no processo produtivo, “aquele que faz a diferença”, é uma das premissas da QVT.
Entretanto, Fernandes (1996) salienta que a QVT não é uma fórmula puramente científica por meio da qual se chega a um resultado exato e duradouro. Como tudo que envolve o ser humano, ela é mutável e deve ser periodicamente medida para que novas deformações, que por ventura surjam no sistema, possam ser identificadas e combatidas, pois nas organizações modernas, o que era certo ontem já não o é mais hoje, e o amanhã poderá ser uma grande incógnita.
O termo Qualidade de Vida no Trabalho - QVT engloba temas como motivação, satisfação, condições de trabalho, gerenciamento do stress e estilos de liderança. QVT é a preocupação com o bem-estar geral dos trabalhadores e sua saúde no desempenho de suas tarefas.
Conforme diversos autores da área, Qualidade de Vida no Trabalho (QTV) compreende o bem-estar dos membros de uma organização, obtido através de um conjunto de valores compartilhados por todos e que serve de ponto referencial para as relações da organização com o ambiente interno e externo, visando à constante troca de benefícios entre esta e todos aqueles que a influenciam e por ela são influenciados.
A QVT, é um modelo que surgiu na década de 50, na Inglaterra, a partir dos estudos de Eric Trist e colaboradores, do Tavistock Institute, pretendendo analisar a relação indivíduo-trabalho-organização. Esses pesquisadores desenvolveram uma abordagem sócio-técnica da organização do trabalho, tendo como base a satisfação do trabalhador no trabalho e em relação a ele. No entanto, só a partir da década de 60, houve um novo impulso nos movimentos de QVT, com o desenvolvimento de inúmeras pesquisas sobre melhores formas de realizar o