Qualidade de vida no trabalho
A história do trabalho é tão antiga quanto a do homem que em certos momentos acabam se confundindo. A palavra trabalho origina-se do vocábulo latino tripalium, que significa aparelho de tortura formado por três paus aguçados munidos de uma ponta de ferro, onde os agricultores utilizavam para rasgar e esfiapar as espigas de milho e, ainda hoje, o trabalho é considerado como padecimento, sofrimento, pena, labuta, castigo.
Instrumentos rudimentares exigia o emprego da força humana.
O trabalho era recompensado por mercadorias (sistema conhecido como escambo), método de troca. Na civilização grega, o trabalho desenvolveu-se com a idéia de diferença social entre os homens, as pessoas bem sucedidas na sociedade dedicavam o seu tempo à reflexão, ao exercício de cidadania e do bem governar, em contrapartida, a classe menos favorecida era forçada ao trabalho escravo.
Com a Revolução Industrial iniciada no século XVIII, as fábricas reuniam num mesmo espaço, pessoas, máquinas e novos meios de produção, surgindo um aumento da especialização das tarefas e divisão do trabalho. O trabalho é uma forma de atividade própria do homem, enquanto ser social”. Portanto, a palavra trabalho supõe esforço podendo ser físico ou intelectual.
Trabalho é o emprego das forças e do intelecto para atingir um resultado e tem a obtenção de um retorno, podendo ser material ou financeiro; face a sua importância, possui um grande valor dentro da sociedade.
QUALIDADE DE VIDA – Conceito * percepção individual sobre a vida * sistema de valores pelo qual o indivíduo se rege * desenvolvimentos social, no trabalho, com a família, assim como o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento humano. * Qualidade de vida é um processo que está em constante mudança, assim como a evolução técnico-científica, que acompanha as necessidades individuais. * Qualidade de vida envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de