Sistema urinário
Os rins são órgãos com formato de feijões, situados atrás do peritônio parietal, contra os músculos da parede abdominal posterior, um pouco acima da linha da cintura. Pelo fato de estarem, na sua parte superior, em contato com o diafragma, eles se movem ligeiramente junto a essa estrutura durante a respiração.
Os pólos superiores dos rins estão ao nível da borda superior da décima segunda vértebra torácica, e os pólos inferiores ao nível da terceira vértebra lombar. O rim direito é, em geral, ligeiramente mais baixo do que o esquerdo, possivelmente por causa do seu estreito relacionamento com o fígado. Anteriormente, o rim direito está coberto pela glândula supra-renal, pela flexura cólica direita, pela porção descendente do duodeno e pelo fígado. A glândula supra-renal, a flexura cólica esquerda, o estômago, o pâncreas, o jejuno e o baço estão relacionados com a superfície anterior do rim esquerdo.
Cada rim é envolvido por três capsulas: a verdadeira, a gordura parirrenal e a fáscia renal. A cápsula verdadeira do rim, a cápsula propriamente dita, é uma membrana lisa, fibrosa, transparente, intimamente aderida à superfície. Normalmente, ela pode ser retirada rapidamente do órgão. O tecido adiposo, a gordura parirrenal,que envolve a cápsula propriamente dita,está,por sua vez,encerrado na fáscia renal,uma fina camada fibrosa que prende o rim às estruturas circunvizinhas e auxilia a manter a posição normal do órgão.Cada rim tem borda lateral conveza e uma borda medial côncava.Na superfície medial,a artéria,a veia e os nervos renais,assim como os vasos linfáticos e a pelve renal,entram na superfície côncava e nela passam por uma fissura chamada hilo.Uma cavidade localizada nessa borda medial,o seio renal,contém uma porção coletora em forma de saco chamada pelve,que representa a porção superior expandida do ureter.Internamente,em um corte transversal,o rima apresenta uma área central escurecida,que é a