Sincope e tipos de choque
A sincope é um mal súbito que acomete pessoas de sexo e idades distintas, sua conseqüências variam a cada caso. Interessante mencionar que existem grupos onde pode ser maior a incidência como idosos ou cardiopatas. A história do uso de medicamentos deve ser correlacionada quanto a possíveis efeitos colaterais. A síncope que ocorre com sintomas súbitos de perda inesperada da consciência e que se repetem com frequência sugerem arritmias cardíacas ou alterações neurológicas (tipo pequeno mal epilético). Sintomas de aparecimento mais gradual, sugerem síncope neurocardiogência (vasovagal), hiperventilação ou mais raramente , hipoglicemia.. Pouca gente sabe como agir diante de um caso clinico dessa natureza o mais comum são desmaios curtos com recuperação da consciência instantânea, porem não há regra, alguns casos podem evoluir a óbito. Nesse momento é fundamental a atuação dos profissionais de saúde esclarecendo monitorando e agindo junto a população com o objetivo de diminuir os impactos desse mal na sociedade.
Síncope
Definição:
O desmaio é a perda temporária de consciência como resultado de uma diminuição transitória de fluxo de sangue para o cérebro. A tontura é uma sensação vaga de vertigem ou de que a pessoa vai desmaiar.
Considerações gerais:
O desmaio (síncope) pode ser a causa de qualquer condição que reduza o fluxo de sangue para o cérebro. A causa do desmaio deve ser avaliada por um médico.
O desmaio, ou síncope, é caracterizado por uma palidez repentina, perda de consciência e, ocasionalmente, por leves contrações espasmódicas ou movimentos convulsivos. Para os pais, ver seu filho desmaiar pode ser uma experiência aterrorizante.
Um simples desmaio (desmaio vasovagal) raramente é precedido de dor, pressão, constrição do peito ou falta de ar. Pode ser precedido de fraqueza, vertigem, tontura e a sensação de que os ruídos em volta se desvanecem.
O desmaio