Qualidade de vida no trabalho
ADMINISTRAÇÃO
ROHANA CRISTINA DE ALMEIDA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PONTA GROSSA
2012
ROHANA CRISTINA DE ALMEIDA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PONTA GROSSA
2012
1 - INTRODUÇÃO
É indiscutível o papel que as pessoas representam nas organizações do mundo hoje, a evolução das formas de administrar as empresas, fez com que estas empregassem e inserissem em seu contexto produtivo novas metodologias e ferramentas de controle, gerencia e planejamento de seus departamentos. O setor que mais refletiu e sentiu as mudanças na nova forma de administrar foi o dos Recursos Humanos, com a nova era do conhecimento o simples trabalhador, empregado, se tornou colaborador. Pensando nisto esta pesquisa tem por temática a gestão de pessoas, segundo Chiavenato (2004,p.6)
A gestão de pessoas é uma área muito sensível a mentalidade que predomina as organizações, possuindo um aspecto contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos , como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental do negocio da organização, da tecnologia empregada nos processos internos e de uma infinidade de variáveis importantes.
A área de gestão de pessoas sofre constantes mudanças, mas sempre com foco no bem mais precioso de uma empresa o capital humano. Tem como objetivo o desenvolvimento e o crescimento da instituição e utiliza o colaborador para chegar aos resultados esperados. Para isso, ele tem que estar em condições físicas, psíquicas, psicológicas e sociais equilibradas. É nesse contexto em que se aplica o tema abordado nesta pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho.
Para Albuquerque, Limomgi e França;( 1998, p.41)
Qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa