Qualidade de vida no trabalho
A empresa NB utiliza métodos de gestão de pessoas que fez crescer o número de licenças-médicas, acidentes de trabalho, desentendimentos, retrabalho e aumento da carga horária dos funcionários.
Visando a melhoria do clima interno, motivação e redução dos fatores críticos, foi elaborada uma sugestão de projeto de atividades para um programa de qualidade de vida na NB baseado no modelo de Nadler e Lawler. Este trabalho traz algumas sugestões e como chegar ao diagnóstico de clima organizacional. Afinal, quando há uma boa qualidade de trabalho, com um bom clima organizacional o indivíduo tende a aumentar suas contribuições e a melhorar a sua qualidade de vida.
2. O Modelo Nadler e Lawler
A Qualidade de Vida no Trabalho (doravante QVT) está fundamentada em quatro aspectos: 1. Participação dos funcionários nas decisões; 2. Reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho; 3. Inovação do sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional e 4. Melhoria do ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas, horário de trabalho. (apud CHIAVENATO, 1999)
O projeto foi baseado neste modelo devido sua identificação com os problemas da NB. A participação dos funcionários nas decisões e a formação de grupos autônomos trará responsabilidades novas aos empregados fazendo com que estes reconheçam a importância de suas atividades. Já a inovação do sistema de recompensas fará com que a pressão causada pelo método vendas/horas não cause danos à saúde do trabalhador pelo excesso de horas e desentendimentos. E a melhoria do ambiente e horário de trabalho definirá o respeito que a empresa tem por seus funcionários reduzindo o turnover, acidentes de trabalho, licensas-médicas.
O objetivo é gerar um clima organizacional em que os empregados entendam a importância de seu trabalho, como sua colaboração influenciará nos resultados, gerando assim motivação e qualidade de vida.