Qualidade de vida no trabalho
Introdução
Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a Qualidade de vida e a saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões físicas, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação, falta de atenção diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico. Segundo Domenico de Mais, vivemos e trabalhamos numa sociedade do futuro, mas continuamos a usar os instrumentos do passado. Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenário não faz parte da realidade atual. As melhores empresas para trabalhar transformaram o ambiente de trabalho e a saúde emocional e física em vantagem competitiva, tendo plena convicção estratégica de que quanto mais satisfação, mais retorno terão em produtividade, criando assim a visão de uma organização mais privilegiada, competitiva e equilibrada.
Qualidade de vida no trabalho
Os programas de saúde e Qualidade de vida facilitam mudanças no estilo combinando ações e campanhas para conscientizar, comportamento e envolvimento, que suportem suas práticas de saúde e previna doenças.
Um programa de Qualidade de vida existe para gerar estratégias com o instituto de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao individuo e a empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada a sua qualidade e produtividade. É preciso encorajar os funcionários a cuidarem e gerenciarem a sua própria saúde, adquirindo um ganho substancial na sua satisfação e crescimento, assim como ao aumento de produção e redução de custos para a empresa.
Benefícios:
Melhoria na produtividade; Empregados mais alertas e motivados; Melhoria da imagem corporativa; Menos