Qualidade de vida no trabalho
Nas últimas quatro décadas foi grande a propagação a respeito do bem-estar do homem em seu trabalho juntamente com o termo Qualidade de Vida, e foi estudando a saúde dos indivíduos no desempenho de suas tarefas que se formou o termo QVT para Qualidade de Vida no Trabalho, este, vem se desenvolvendo desde então. E nesse desenvolver que devemos destacar um dos eixos fundamentais da Gestão da Qualidade Total, pois, esta depende da otimização do potencial humano, incluindo a satisfação laboral, e é nessa mesma satisfação que deriva a influência que a satisfação profissional exerce na qualidade do trabalho realizado, do trabalho bem feito e também, reconhecido por seus superiores e colegas de trabalho.
É importante observar que em todas as pesquisas feitas sobre qualidade de vida, valores não materiais, como amor, liberdade, solidariedade e inserção social, realização pessoal e felicidade, compõem sua concepção, pois todos eles são de grande importância para a realização dessa qualidade de vida.
Também é importante frisar que Qualidade de Vida também diz respeito à satisfação das necessidades mais elementares da vida humana como: alimentação, acesso a água potável, habitação, trabalho, educação, saúde e lazer. Elementos materiais que têm como referência algumas noções de conforto, de bem-estar, de realização individual e coletiva a qual todas as pessoas almejam para si e suas famílias, e que para alguns a ausência do lar e da família é trocada em busca da realização de tais necessidades.
Então, se qualidade de vida incluem valores não matérias e valores materiais, também podemos englobar a noção de qualidade de vida relacionada e associada a condições e estilos de vida, as ideias de desenvolvimento sustentável, de ecologia humana e, até nos campos da democracia, do desenvolvimento e dos direitos humanos e sociais. A QVT tem como ponto de partida alguns objetivos, como a garantia da segurança na carreira e no emprego, a