Unidade de processamento de roupa
No planejamento devem ser observados padrões e normas de segurança e saúde ocupacional, de proteção contra incêndio, de controle de infecção, recursos humanos, infraestrutura física, equipamentos, produtos e insumos, dentre outros.
A principal meta dessas unidades é oferecer um atendimento de qualidade, com eficiência e segurança. Prevenindo as infecções hospitalares, com um programa rigoroso de controle, como o serviço de processamento, principalmente de roupas hospitalares, que são divididos em duas partes distintas.
A área suja, destinada ao recebimento e lavagem das roupas. Os tipos de lavadouras são as de barreira comum, que possui uma tecnologia simplificada, a contínua ou túnel de lavagem e a com gerador de ozônio e, área limpa, onde é feito o manuseio da roupa já lavada e sua distribuição, possuindo a centrífuga, a calandra, secadora, prensa à vapor e o ferro de passar.A comunicação entre eles é feita através de visores impedindo que a roupa lavada seja contaminada novamente, por resíduos e microorganismos.
Todas as lavanderias devem usar lavadouras com portas duplas, evitando o contato. Os principais cuidados exigidos é a instalação, manutenção e o funcionamento adequado, havendo separação, classificação e pesagem de acordo com vários critérios como coloração, tipos de roupas e sujidade, com sistemas de exaustão, ponto de água, pisos e paredes laváveis.
As roupas devem ser acondicionadas em sacos plásticos ou de tecido, seu transporte deve ser realizados em horários determinado, diminuindo os riscos de infecções. Na ultima etapa, são levadas para a