Diagn Stico Da Unidade De Processamento De Roupas
Baseado na Resolução- RDC Nº 06, de 30 de janeiro de 2012
Manual de Lavanderia Hospitalar do Ministério da Saúde
É importante ressaltar o significado da Unidade de Processamento de Roupas- Lavanderia dentro do complexo hospitalar, pois da eficácia do seu funcionamento depende a eficiência do hospital, refletindo-se espe- cialmente nos seguintes aspeçtos:
- Controle de Infecção;
- Recuperação, conforto e segurança do paciente;
- Racionalização de tempo e material;
- Redução dos custos operacionais;
1- OBJETIVOS
- Oferecer à administração do hospital uma visão clara de como se encontra a Lavanderia frente a realidade operacional,humana e de equipamento.
- Realizar o mapeamento dos processos para o levantamento dos problemas encontrado.
- Cooperar e propor melhorias em relação a produtividade, redução de custos, favorecer um ambiente de trabalho com segurança, harmonia e satisfação por parte de seus colaboradores.
2- MAPEAMENTO DOS PROCESSOS - LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS
Das disposições iniciais (RDC) e aspectos gerais
I- As lavadoras tem que possuir barreiras físicas, além do componente da água aquecida para facilitar o processo das mesmas.
Na lavanderia do hospital, a área suja possui 02 lavadoras sendo que a menor com capacidade de até 25 Kilos não possui barreira fisíca, nas duas lavadoras não tem a água aquecida.
II- Licença atualizada emitida pelo órgão sanitário de acordo com a legislação exposta no ambiente de trabalho.
Não tenho acesso a esta licença por não ficar exposta no setor.
III- Deve haver o registro de todas as manutenções e monitoramento dos equipamentos e controle rigoroso da qualidade da água utilizada, assim como o controle dos bens patrimoniais encontrados na lavanderia.
O serviço de manutenção informou que isso acontece normalmente.
IV- A lavagem da vestimentas dos colaboradores da coleta e da sala de recebimento de roupa suja deve ser realizada na própria unidade de processamento de