Qualidade De Vida No Trabalho
PRONATEC
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ELISIANE DA SILVA FIGUEIREDO
DISCIPLINA: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PROFESSOR: VINÍCIUS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - QVT
FOZ DO IGUAÇU
2015
Introdução No presente trabalho discorrerei acerca da qualidade de vida no trabalho – QVT, iniciando com um breve contexto histórico do movimento destacando os motivos para sua utilização e a importância da adesão de suas praticas na gestão de pessoas nas organizações encerrando com a contextualização no cenário competitivo atual das organizações e a utilidade do QVT para a melhora na performance competitiva.
Qualidade de Vida no Trabalho – QVT
Histórico A origem do movimento de qualidade de vida no trabalho começou em 1950, com o surgimento de abordagens buscando melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dos trabalhadores. Entretanto, a expressão qualidade de vida no trabalho só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, surgindo um movimento pela qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade centrados nos empregados. Existia uma tentativa de integrar os interesses dos empregados e empregadores através de práticas gerenciais capazes de reduzir os conflitos. Outra tentativa era a de tentar maior motivação nos empregados, embasando suas filosofias nos trabalhos dos autores da escola de Relações Humanas, como Maslow, Herzberg e outros.
Por que Utilizar programas de QVT nas organizações A utilização de programas de QVT nas organizações visa desenvolver a qualidade de vida no trabalho, por intermédio de práticas e ações voltadas a pessoa do colaborador, com o intuito de integrá-lo aos projetos e objetivos da organização por através de sua colaboração consciente e