Modelo Agroecológico de Produção de Alimentos
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE NUTRIÇÃO
AGROECOLOGIA: UM JEITO SAUDÁVEL DE PRESERVAR O MUNDO
Ailtelly Leão; Magda Oliveira; Nathálya Maria Rodrigues; Paulo Henrique Mendonça; Sarah Milholo; Vânia Andrade.
Introdução:
A agroecologia é um modelo econômico viável que preza a preservação ambiental, pois ela surgiu para amenizar os problemas causados pela agricultura convencional, cheia de agrotóxicos e outras coisas prejudiciais tanto à saúde quanto ao meio ambiente.
Objetivo:
O estudo foi realizado, principalmente, no intuito de incentivar e aconselhar para a produção de conhecimento científico sobre a Agroecologia, uma agricultura socialmente justa.
Método:
Foram utilizadas bibliografias, reportagens, pesquisas em sites especializados no tema, uma palestra na Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e entrevista a um agricultor que utiliza os métodos agroecológicos.
Desenvolvimento:
O crescimento da agricultura brasileira, de forma sustentável, que é a Agroecologia, pressupõe uma necessidade uma necessidade urgente de conservar o ambiente, a biodiversidade, o solo e as fontes de água doce existentes para que não faltem em demasia futuramente. Os sistemas agroecológicos tem mostrado que é possível produzir propiciando a possibilidade natural de renovação do solo, facilita a reciclagem de nutrientes dos solos, utiliza racionalmente os recursos naturais e mantém a biodiversidade, que é importante para a formação do solo, que contribui diretamente para a nutrição dos alimentos. O agronegócio brasileiro promove a mais terrível das agressões ao ambiente: o uso indiscriminado de agrotóxicos e adubos químicos nos processos produtivos de alimentos. Com a crescente necessidade de se produzir cada vez mais alimento, foi surgindo várias técnicas que garantem uma boa colheita, como a irrigação, adubação, entre outros. O uso excessivo de agrotóxicos podem ser não fatais, mas extremamente tóxicos, eles são absorvidos