Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de vida no trabalho são escolhas que tornam o ambiente eficaz, através de práticas que desenvolvem hábitos saudáveis, físicos, mentais e emocionais subjetivamente no âmbito da organização.
Segundo Vasconcelos (2003), a partir desse período, muito se valerá da busca pela permanência das organizações no mercado de trabalho, devido à cruel competitividade imposta pela globalização que em outros períodos terá como sacrifício o desgaste do colaborador da modernidade.
O mundo corporativo já está consciente da importância da qualidade de vida, e da real necessidade de elaborar estrategicamente, melhores condições para o bem estar dos colaboradores. Infelizmente nem toda organização implanta esta programação em sua gestão, fazendo com que através de práticas inadequadas de ambas as partes, existentes nas relações pessoais da empresa, a corporação empresarial passe a adquirir uma má qualidade de vida. Assim, o objetivo deste presente estudo é demonstrar a importância da qualidade de vida no ambiente organizacional. Metodologia
O método utilizado neste estudo foi feito a base de uma pesquisa qualitativa documental. Uma análise feita entre três artigos disponíveis no site scielo.br, fora realizada para avaliar o andamento da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O primeiro artigo tendo como título, Impacto da Epilepsia do Trabalho Avaliação da qualidade de vida, utilizou como metodologia a aplicação de Questionários de qualidade de vida 65(QQV-65). Nos anos de 1999 e 2000 foi avaliada uma amostra de 134 pacientes do ambulatório de Epilepsia do HC/UNICAMP com faixa etária entre 18 e 59 anos. Dentre esses pacientes a maioria possuía ensino fundamental incompleto, obtendo o percentual de 58,2% e somente 5,22% eram analfabetos. 69,4% não estavam trabalhando no momento do estudo. O questionário aplicado é composto por 65 questões que verificam perceptivamente a qualidade de vida, satisfação, trabalho, dentre outros.
No segundo artigo, com o