Qualidade De Vida No Trabalho
Handy (1976) acredita que a vida profissional está associada à vida humana como um todo.
Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida.
No trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho.
O ambiente de trabalho se distingue por condições físicas, materiais, e por qualidades psicológicas e sociais.
Enquanto as empresas buscam ser mais competitivas, produzindo mais a custos menores, pensando unicamente nos lucros e em combater a concorrência, querendo sempre estar no topo do mercado competitivo, esquecem que, para alcançar todos esses anseios desejáveis, é necessário que essas organizações estejam providas de colaboradores preparados, treinados e capacitados para desenvolver suas atividades, alem de satisfeitos, felizes e saudáveis.
O objetivo principal dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho são as reformulações em nível do trabalho, visando garantir maior eficácia e produtividade e, ao mesmo tempo, o atendimento das necessidades básicas dos trabalhadores.
É necessário que as ações sejam projetas levando em considerações as necessidades do grupo e não considerando o individual ou setorial. As atividades precisam ser pensadas de modo a promover a sensibilização e estímulo a um estilo de vida saudável.
As atividades precisam ser monitoradas e mensuradas a fim de se avaliar a eficácia de cada ação, evitando um desperdício de verba e provável desconfiança por parte dos empregados.
A qualidade de vida no trabalho adquire uma importância crescente no contexto da gestão de pessoas nas empresas, constituindo-se em um fator relevante para a melhoria das relações de trabalho, clima, da produtividade, da