qualidade de vida no trabalho
Curso de Administração de Empresas – EAD
Projeto do Trabalho Final
Aluno: Anderson de Azeredo Pereira
1 – Título: A qualidade de vida do trabalho: Uma questão de gestão de pessoas.
2 – Justificativa: O mundo empresarial, cada vez mais competitivo em função dos processos de globalização econômica e do mercado como elemento chave da economia mundializada, tem contribuído para o surgimento acentuado das chamadas doenças do trabalho ou ocupacionais. Este quadro, além de trazer enormes prejuízos para a empresa, revela um aspecto negativo da gestão, que não prima pela qualidade de vida do ambiente de trabalho, das pessoas que são recursos humanos das organizações. O artigo em tela, ao priorizar como tema de suas análises, a qualidade de vida do trabalho, como um dos objetos da Gestão de Pessoas, tenta apontar alguns caminhos que colaborem com a melhoria das condições de trabalho, que levam à qualidade de vida do trabalhador, tanto no ambiente laboral quanto na vida pessoal.
3 – Objetivos:
3.1 – Geral Discutir a importância de um ambiente corporativo saudável que demonstre a preocupação da empresa com a gestão de pessoas.
3.2 – Específicos:
Analisar o ambiente coorporativo que foge às normas ergonômicas básicas;
Situar a gestão de pessoas com elemento essencial no planejamento da gestão estratégica;
Identificar as doenças ocupacionais comuns na administração de uma empresa e seus riscos à produtividade.
4 – Metodologia: O artigo se trata de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e baseada na análise de categorias de análise, como – ambiente laboral, doenças ocupacionais comuns ao setor administrativo, qualidade de vida no trabalho, ergonomia – com exemplos ilustrativos retirados das referências bibliográficas.
5 – Revisão da Literatura: A revisão constará de autores como Chiavenato (2010), Alevato (2004), Codo (2000) por se constituírem em autores que abordam como tema de suas análises a qualidade de vida