Sociologia da Educação
VALESKA ALESSANDRA DO NASCIMENTO SOUZA FERRAZ
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à FEST- Filemon Escola Superior de Teologia, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura em Filosofia.
SANTA MARIA DE JETIBÁ-ES
2015
CONCEITO GERAL SOBRE EDUCAÇÃO
São muitos os questionamentos que envolvem a reflexão do conceito referente à educação, assim como também, em diferentes períodos da história da humanidade, foram muitos os teóricos que contribuíram com suas diferentes definições e relações que envolvem o homem e sua busca incessante por compreender o processo de ensino e aprendizagem. Para Hubert (1976), a educação é um conjunto de ações e influências voluntárias exercidas por um indivíduo sobre o outro, com a finalidade final de capacitar o mesmo a desempenhar possíveis funções nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade. Este conceito de Hubert está em concordância com o pensamento de Paulo Freire em seu conceito de educação, que propõe o homem como um ser autônomo, sendo que o processo de ensino-aprendizagem contribui para que essa autonomia seja efetivada. Esta autonomia está presente na definição de vocação ontológica inerente ao ser humano de sempre querer “ser mais”. Soma-se a isto a também inerente capacidade humana de transformar o mundo. (COSTA, 2006; HUBERT, 1976; VIANNA, 2006).
Segundo Durkheim (2011, p.53-54), “a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social”. Através da educação o “ser individual” transforma-se em “ser social.” Essa socialização se opera desde o nascimento, na família, porém é na escola que é sistematizada. Num sentido mais amplo, a educação é o meio pelo qual os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a seguinte, ou seja, através de situações reais e experiências vividas por cada indivíduo