Qualidade de vida no trabalho
A elevação na participação de mercado depende da capacidade das empresas em atingir altos níveis de produtividade e aumentá-la com o tempo. Por esse motivo a qualidade de vida no trabalho tem se tornado uma aliada a esse fenômeno, chamado competitividade.
Julga-se qualidade de vida como a procura do equilíbrio pelo individuo através de estímulos, em uma plena capacidade física, mental e psíquica, visando à obtenção de resultados, tanto para si quanto para a empresa. A busca por um ambiente agradável e produtivo levou alguns empresários a investir na qualidade de vida no trabalho de seus funcionários, envolvendo tanto os aspectos físicos e ambientais como o aspecto psicológico. Preocupando-se com a qualidade de vida, se tem um equilíbrio tanto interno com os funcionários, como o crescimento e reconhecimento externo da empresa por sua desenvoltura no mercado.
Dessa forma a questão a ser tratada é: Como a implantação de programas de QVT pode contribuir para a melhoria dos funcionários do setor de produção de um Parque Gráfico localizado em Belo Horizonte/MG?
O objetivo é analisar o papel da empresa para favorecer a qualidade de vida no ambiente de trabalho para os funcionários de um parque Gráfico. Assim, esse trabalho propõe:
1. Apresentar a importância de programas de QVT com base em autores;
2. Levantar as dificuldades encontradas pelos funcionários para desenvolverem suas funções em um ambiente sem qualidade de vida;
3. Propor métodos ou técnicas para melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais produtivo e satisfatório;
Os métodos utilizados