qualidade de vida no trabalho
Clarice de Souza Rodrigues
Enilda Alves de Souza
Prof.ª – Mª Geraldina Venâncio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social SES-0112– Prática do Módulo III
27/06//2012
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo conhecer as experiências de profissionais do serviço social e os campos de trabalho existentes. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa de campo onde entrevistamos uma assistente social, atuante no projeto Ação Rua, um projeto do município de Porto alegre, voltado para o enfrentamento da situação de rua de crianças e adolescentes. Para fins de aprofundar o conhecimento sobre o histórico da politica de assistência, voltada para o enfrentamento a situação de rua de crianças e adolescentes no município e o teor do projeto, recorremos também a pesquisa documental. O Ação Rua apresenta-se como sendo mais um campo de trabalho dentro da Assistência Social, que visa garantir a inclusão, superação das vulnerabilidades e autonomia dos sujeitos, num processo de formação de cidadania de seus usuários.
Palavras-chave: Experiências profissionais. Campos de trabalho. Política de assistência.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo conhecer as experiências de assistentes sociais e os campos de trabalho onde atuam. Dentre asvarias áreas existentes, atualmente, para atuação do profissional do serviço social, escolhemos a área da assistência, por se apresentar como, sendo ainda, o maior campo de trabalho para as assistentes sociais.
A pesquisa é focado no trabalho do Ação Rua, um projeto do município de Porto Alegre, com o objetivo de atender e enfrentar a situação de rua de crianças e adolescentes na cidade, desenvolvido em parceria com a sociedade civil, através de conveniamento com instituições não governamentais.
Para entender a relação governo e sociedade civil, bem como, se apropriar do contexto político que culminou na criação do Ação Rua, buscamos, através de