qualidade de vida no trabalho
Será abordado neste trabalho a importância da qualidade de vida dos trabalhadores.
Atualmente as organizações percebem a necessidade de investir na qualidade de vida dos trabalhadores. Para isso, desenvolvem ações na busca da humanização de seu de ambiente de trabalho, na promoção da saúde e do bem estar do trabalhador e na prevenção das doenças, principalmente as ocupacionais.
2 DESENVOLVIMENTO
Nas últimas décadas a velocidade das mudanças no mundo globalizado chega a ser assustadora, pois independente da velocidade e da permissão, acontecem e atingem todas as pessoas, de todas as classes sociais e todas as organizações do trabalho. Essa rapidez afeta a estrutura física e psicológica tanto das pessoas quanto das organizações. Se, de um lado, evoluções no mundo do trabalho melhoram a qualidade dos processos de produção e levam ao desenvolvimento de novos conhecimentos e competências, reforçando a identidade do individuo e sua saúde, por outro lado, exigem aumento da produtividade, excelência, competividade e uma luta para superar a si mesmo. Essas contradições podem trazer sérios sofrimentos prejuízos para saúde quanto são transformadas em sofrimento. (Mendes, Borges, Ferreira, 2002),
O sofrimento no trabalho é vivenciado diante de uma realidade em que as necessidades do trabalhador se contrapõem as em posições e pressões do contexto de trabalho.
Dejours (1992) destaca a organização do trabalho como fonte de prazer e sofrimento, e as estratégias de enfretamento caracterizam uma dinâmica particular a essas vivencia. As estratégias defensivas, por sua vez, podem ser utilizadas pela organização do trabalho para aumentar a produtividade. E a forma como é cobrada essa produtividade é que vai medir o sofrimento e o impacto na saúde do trabalho.
De acordo com Rio (1998), as pressões psicossociais emanadas do ambiente de trabalho são de grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Elas passam grande parte da vida produtiva nesse