Qualidade de vida no trabalho
Após a análise realizada na empresa e com base no questionário aplicado nos colaboradores, foi possível desenvolver como sugestão estratégica a ser implementado inicialmente, o seguinte plano de ação:
Estruturar um Plano de Cargos e Salários que segundo Silva (2002):
“É uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse Plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e seus níveis salariais.”
O Plano de Cargos e Salários deverá ser estruturado de tal forma que os funcionários possam perceber a transparência quanto à remuneração e entender que caminhos podem seguir na empresa para seu desenvolvimento profissional.
Conforme exposto por Resende (2002, p.31):
“os fortes anseios dos funcionários por uma justiça salarial com base na qualificação e competência e uma indicação clara de perspectivas de evolução, ou seja, eles querem saber onde podem chegar, que carreira podem ter e o que precisam fazer para isso.”
Nesse sentido, será preciso redesenhar o organograma da empresa de acordo com o plano e possibilitando aos funcionários um melhor entendimento da nova realidade. Por exemplo, para um assistente de treinamento, ele poderá ser classificado como Junior, devido sua qualificação e pouco tempo de experiência. Após a avaliação anual, será verificado se ele atingiu os requisitos para tornar-se Pleno, até chegar ao nível de Sênior. Quando pronto para uma próxima promoção, esse assistente poderá seguir para o cargo de analista de treinamento e o processo continuará dessa maneira até chegar aos cargos de supervisão, como coordenadores e gerentes.
Dessa forma, o funcionário terá uma exata ideia de qual poderá ser a trajetória da sua carreira dentro da empresa, e reunir esforços para o cumprimento dos requisitos necessários para tal desenvolvimento.
Este Plano