Qualidade de vida no trabalho
A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, Antonio Suárez de Abreu
Hyasmym Tâmara Carvalho Brito
O livro A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, foi escrito por Antonio Suárez de Abreu que é professor livre-docente de lingüística, aposentado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor adjunto de língua portuguesa da UNESP, campus de Araraquara. O livro foi editado pela editora Ateliê Editorial em sua 11ª edição, publicado na cidade de Cotia, estado de São Paulo em 2008.
Retrata a importância de argumentar, ou simplesmente dialogar com outras pessoas. É por meio de uma simples comunicação que muitos males típicos são repelidos, como a tristeza ocasionada pela solidão, e em muitos casos acaba por gerar uma depressão em alto grau, privando o individuo de conviver com as pessoas que os cercam, pais e irmãos por exemplo.
O autor trata de vários pontos principais como o gerenciamento de informação (falar, ler e escrever bem), para ele é o que realmente importa é o fato de transformar uma informação em conhecimento. Cita que a maior parte das pessoas busca informações através da mídia, mas ressalta sobre o ponto estratégico que a mesma oferece apenas parte da realidade, o que mais lhe cabe mostrar. Como em um dos exemplos, o caso da esposa do presidente das Filipinas Imelda Marcos, mostrou uma coleção de sapatos em seu closet, depois ela confessou que nunca havia comprado os sapatos, mas todos haviam sido ofertados a ela, pelas fábricas gratuitamente a coleção completa, porém ela calçava um número grande e não era fácil encontrar alguém para doar os sapatos. No entanto ficou ainda para muitas pessoas a imagem de Imelda Marcos como mulher fútil. Ao colocar mais alguns exemplos ressaltam que é importante não tomar por base somente as informações divulgadas pela mídia, mas ir à busca de outras fontes, como livros que iram trabalhar uma visão crítica sobre determinados temas.
Enfatiza que é por meio