Qualidade de vida no trabalho
LaureateInternationalUniversities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MANAUS
2012
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Trabalho apresentado ao Prof. Wenderson Pinto Farias, para obtenção de nota parcial no 6º Período na disciplina de Comunicação Empresarial.
MANAUS
2012
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Ana Flavia de Moraes Moraes é Administradora. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior e Gestão pela Qualidade Total. Doutoranda em Administração e Professora de Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação). Em seu artigo Qualidade de vida no trabalho observa-se que atualmente o capital intelectual tem ganhado maior importância na gestão de pessoas, pois é um fator que gera competitividade para a organização que por sua vez, tem percebido a necessidade de se promover a satisfação e o bem estar de seus colaboradores, implementando programas de qualidade de vida no trabalho – QVT, que norteiam aspectos como ambiente físico seguro e saudável, condições de trabalho, isenção de preconceito e outros, a fim de alcançarem os objetivos organizacionais esperados com melhores lucros, maior retorno do investimento e posição estratégica de mercado.
Hoje, a globalização tem inserido as empresas num cenário marcado por tendências onde as mudanças são cada vez mais rápidas e as variações do ambiente externo podem afetar de forma lenta ou profunda os negócios das organizações. Nesse contexto, as empresas buscam meios para que essas mudanças tenham um impacto positivo em seu processo de trabalho voltando-se para qualidade de vida de seu capital intelectual garantindo sua sobrevivência no mercado globalizado e competitivo.
Desde os primórdios da evolução da Administração como ciência, tem sido constante a preocupação em organizar o trabalho. Entretanto a preocupação com a satisfação do trabalhador só surgiu recentemente, porém já está sendo bastante difundida