Qualidade de vida no trabalho
624 palavras
3 páginas
A QVT sempre foi uma preocupação do homem desde o início de sua existência, claro que com outros contextos, porém sempre na busca de facilidade e satisfação pessoal em sua execução. Mas afinal o que vem a ser Qualidade de Vida? É o método usado para medir as condições de vida de um ser humano, que envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, em outras palavras, é um conjunto de percepções que fazem com que a felicidade se mantenha acessa em nossa rotina de vida e no trabalho não é diferente. O movimento de QVT teve sua origem na decáda de 50, com o surgimento da abordagem sócio-técnica, mas somente na década de 60, tomou força, umas vez que, houve um grande interesse por parte dos cientistas sociais, líderes sindicais, empresários e governantes na busca de melhores formas de organizar o trabalho, a fim de minimizar somente os efeitos negativos que o trabalho causava na saúde e bem estar dos trabalhadores. Entretanto somente na década de 70, foi publicamente introduzido, principalmente nos EUA, que já se preocupava com a competitividade internacional e com o resultado de sucesso obtido pelas técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrado nos empregados.
Estamos observando, nos últimos anos empresas passarem por uma revolução na produtividade. Atualmente trabalha-se mais que antigamente, e este trabalho tem sido cada vez mais complexo e rigoroso nas organizações, que vivenciam uma acirrada competitividade, na busca da sobrevivência e lucratividade neste mundo globalizado.
Esta revolução transformou a vida das pessoas nos grandes centros urbanos, estabelecendo um ritmo de vida alucinante, com carga horária muitas vezes excessiva, altos níveis de pressão psicológica, por busca de resultados positivos, em tempo relativamente curto e exige-se do profissional um superprofissionalismo. Fazendo com que ele de certa forma viva em função do seu trabalho, em qualquer lugar que esteja, não poupando esforços em jornadas de trabalho