Lutar, lutar... só assim se constrói a cidadania
Jéssica Regina Alves da Silva
Rosângela Alves de Oliveira
RESUMO: Em sua gênese, a cidadania está relacionada à democracia e a idéia de direitos, pois foi com a democracia que surgiram as primeiras formas de cidadania, que por sua vez engloba direitos, os quais se dividem em civis, políticos e sociais. Porém, em meio ao modo de produção capitalista e, portanto, as diferenças de classes, esses direitos não são garantidos a todos de forma justa e igual, fazendo com que o povo lute pela universalização da cidadania.
Palavras-chave: Cidadania, direitos.
1. INTRODUÇÃO O presente artigo discute a respeito do percurso seguido pela cidadania, desde a sua origem até a sua repercussão na sociedade moderna. Atribui-se seu surgimento à Grécia clássica, onde foram desenvolvidas as primeiras expressões de democracia, que mantém uma intensa ligação com a cidadania, porém esse pioneirismo não incorporou os direitos de cidadania (civil, político e social) por completo, os quais passaram, no transcorrer da história, a ser reivindicados pela população, que hoje, em meio aos ideais neoliberalistas do capitalismo contemporâneo, envolvidos pela desigualdade social, pobreza, miséria e exclusão social, buscam um mundo mais humanizado, com uma cidadania universal.
2. A HISTÓRIA DA CIDADANIA
Sabe-se que não existem direitos sem o Estado, contudo, para que o esse chegasse ao patamar da garantia de direitos a todos, de forma igualitária e justa, percorreu-se um grande processo histórico.
O Estado moderno possuía um regime político autoritário, onde os únicos ideais defendidos e os únicos direitos garantidos eram os da burguesia, impostos de maneira opressora, o que acarretou no surgimento de uma série de lutas por parte das demais classes, demonstrando sua insatisfação com o regime e pressionando o Estado, que se viu no dever de incorporar novos direitos de cidadania.
A cidadania teve seu auge em meio à