Qualidade de vida no trabalho
Disciplina:
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Estudo de caso Lojas NB
Nome
Número da turma:
INTRODUÇÃO
A administração inicia uma nova fase denominada qualidade de vida no trabalho, sendo essa uma nova relacão entre capital e trabalho, que são influencidas por mudanças no ambiente externo e provocam mudanças no planejamento do trabalho.
O mundo está diante de um cenário marcado pela exuberância tecnológica, em que as pessoas encontram-se em uma nova realidade social: o aumento da expectativa de vida, maior tempo de vida trabalhando em atividades produtivas, maior consciência do direito e necessidade à saúde, imposicão a novos hábitos e estilos de comportamentos, a necessidade da responsabilidade social e solidificação do compromisso do desenvolvimento sustentável. Devido a todos esses fatores, as acões relativas a qualidade de vida no trabalho tornaram-se essenciais para a preservação da pessoa e da sobrevivência. Dessa forma, a qualidade de vida das pessoas pode ser definida como a percepção do bem-estar referente as necessidades individuais, ao ambiente sócio-econômico e a expectativa de vida dos indivíduos , enquanto que a qualidade de vida no trabalho trata-se dos aspectos relacionados ao bem estar das pessoas no desenvolvimento de suas tarefas no ambiente de trabalho (Limongi-França, 2003).
O momento atual exige organizações flexíveis, sistêmicas e criativas. Para Senge (1998, p.97), “os sistemas vivos tem integridade. Seu caráter depende do todo. O mesmo ocorre com a qualidade de vida no trabalho, ou seja, para entende-la é preciso ver todo o sistema como sendo responsável pelo problema”
Assim sendo, um dos temas mais desafiadores para o ambiente organizacional, na área de gestão de pessoas são as questões relacioandas à melhoria das condições de vida e saúde no trabalho do ser humano, ou seja, a Qualidade de Vida no Trabalho, pois impacta indireta ou diretamente na produtividade dos funcionários e nos resultados financeiros de