Como montar uma empresa
Antes de colocar a parte burocrática em prática é preciso refletir sobre ter ou não um perfil empreender. Atualmente para que um negócio prospere no mercado ele deve ter uma proposta inovadora, ter um diferencial.
2- DESENVOLVIMENTO
- Contrato social e registro da empresa Primeiramente elabore o contrato social e defina o objetivo da empresa, os aspectos societários e a formação do contrato social. Em seguida leve o contrato social e os documentos pessoais dos sócios ao cartório de registro de pessoas jurídicas ou a Junta Comercial. Para as empresas este procedimento é semelhante a obtenção de uma certidão de nascimento para uma pessoa física. Antes de escolher o nome da empresa é preciso verificar se existe alguma outra empresa registrada com o nome pretendido.
- Oficialização da empresa
Após realizar o passo anterior faz-se a oficialização da empresa. Para isto serão necessários os seguintes documentos: - Contrato social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias; - Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios; - Requerimento padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via - Ficha de cadastro nacional modelo 1 e 2, em uma via - Pagamento de taxas através de DARF
- Custo e prazo Os preços e prazos para abertura de uma empresa variam de estado para estado. Para se informar sobre isso basta acessar o site da Junta Comercial e consultar o preço do estado, onde a empresa estiver localizada. Após registrar a empresa o proprietário receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE), que é uma etiqueta ou um carimbo feito pela Junta Comercial ou pelo cartório contendo um número que é fixado no ato constitutivo.
- Registrar a empresa como contribuinte (CNPJ) Com o NIRE em mãos pode-se registrar a empresa como contribuinte, ou seja, obter o CNPJ. Para fazer isto basta acessar o site da receita federal: www.receita.fazenda.gov.br.
- ALVARÁ de