QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
SERRA
2012
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
SERRA
2012
1. INTRODUÇÃO
Com a necessidade de crescimento que a sociedade possui o trabalho cada vez mais se tornou mais presente, desde os tempos antigos há muitas formas de trabalho, alguns inclusive sem nenhuma dignidade, mas com o passar do tempo isso mudou e a cada dia a qualidade de vida no trabalho revoluciona e proporcionando assim a satisfação material, financeira e ate elevando a autoestima do trabalhor que tanto necessita de seu sustento.
2. HISTORIA E EVOLUÇÃO
Desde os primeiros feitos se percebe o trabalho presente.
No início da vida “trabalhista” pode-se perceber a escravidão, onde todos os trabalhadores teriam que prestar obediência aos seus senhores, sem ter nada a receber nem ao menos a dignidade.
Com o tempo e a evolução das pessoas isso veio aprimorando até os dias de hoje, surgindo assim o direito do trabalho.
2.1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Foi uma nova era para todos, a revolução se constituiu em uma arrancada na tecnologia do setor de produção.
Iniciou-se no Reino Unido no século XVIII, e se expandiu em XIX, aonde as maquinas começaram a superar o trabalho humano, foi onde surgiu o motor a vapor e então o capitalismo se tornou o sistema econômico do momento.
A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, criando enormes concentrações urbanas. As jornadas de trabalho chegavam a 80 horas semanais, e os salários variavam em torno de 2,5 vezes o nível de subsistência.
A produção em larga escala e dividida em etapas iria distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passava a dominar apenas uma etapa da produção, mas sua produtividade ficava maior. Como a produtividade do trabalho aumentava os salários reais dos